Translate

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Exames & cia

Quando surge a necessidade de algum exame para o bebê é bem legal saber um pouco mais sobre eles. Isso ajuda (muito) a controlar a ansiedade e também fará com que você entenda melhor o que ele poderá fazer por vocês. 



Nesse post vamos falar um pouco sobre alguns exames que podem ser solicitados para investigar algumas questões que podem estar relacionadas com a laringomalácia (refluxo, engasgos, apneia e cia).


AVISO IMPORTANTE: exames e testes complementares são solicitados sempre a critério médico. Mesmo que você veja alguém comentando que o filho fez um exame "x" e quer saber porque o seu bebê não teve a mesma recomendação, converse com o seu médico. Os exames ajudam muito mas tenha em mente que a maioria tem indicações bem especificas e podem não ser necessários em todos casos. Mesmo exames que não são invasivos podem estressar o bebê. Antes de iniciar uma "cruzada" atrás de requisições e exames, converse sobre isso com o seu médico assistente. Ele vai orientar e auxiliar você na questão de avaliar o que é recomendado para o seu filho (de acordo com o caso dele).



Sobre a escolha do local onde será feito o exame: como recomendação geral sugiro fortemente que você (quando possível) procure conhecer pessoalmente o local/clínica/laboratório. Tente sempre optar por lugares com alguma referência: pergunte para as pessoas que você conhece. Eu busco sempre indicação dos meus médicos e de amigos que conhecem o serviço. E pesquise sobre a empresa na internet: opiniões, fotos, história. 




Não se sinta mal de ligar, escrever e questionar tudo. Ruim mesmo será levar o seu bebê para realizar um exame e ser surpreendida com algum detalhe que você nem imaginava. Sempre pode acontecer, ok. Mas a chance é muito menor quando você está preparada e consciente do que será feito e como será feito. 




Tudo que envolve bebês já é delicado por natureza e alguns exames (como a polissonografia, por exemplo) demandam que você passe muitas horas na clínica então faz TODA diferença alinhar como as coisas são feitas e onde vocês ficarão durante todo o processo. 




Junto com alguns dos exames, estão links para as listas de sugestões de perguntas que você pode fazer no agendamento do exame e/ou para o seu médico. 




São listas traduzidas/adaptadas da CopingwithLMe que ajudam (muito) a esclarecer dúvidas e evitar mais preocupações. E isso é tudo que você não precisa agora: preocupações extras.

👉 Exames & cia 


A nasofibrolaringoscopia (já ouvi variantes como videonasoscopia ou fibronasoscopia) é um procedimento através do qual o médico pode visualizar a laringe (até um pouco acima das cordas vocais) por vídeo através de uma fibra flexível introduzida pelo narizinho do bebê. É feito pelo otorrino em consultório. O procedimento é feito com o bebê acordado, é bem rápido (dura poucos minutos) e é indolor (desconfortável, chatinho - mas indolor). Esse exame é fundamental no diagnóstico da laringomalácia porque é a partir dele que o médico pode confirmar que, de fato, o estridor/sintomas do bebê são causados pela laringomalácia e descartar mais alguma questão que possa precisar de atenção. 

Vivendo com Laringomalacia
http://kidshealth.org/

Broncoscopia ou fibrobroncoscopia: é uma exame feito para inspecionar toda a via aérea. Geralmente também é feito com equipamento de fibra flexível e vídeo. Durante o procedimento o bebê estará dormindo (sob anestesia geral). É realizado no centro cirúrgico (UTI pediátrica). Esse procedimento poderá ser solicitado quando o médico achar necessário avaliar se a criança tem mais alguma questão associada (como traqueomalácia, por exemplo), se existir algum sinal de gravidade, se precisar avaliar a respiração do bebê durante o sono, caso exista indicação cirúrgica, etc.  

Veja também: O que perguntar para seu otorrino


Vivendo com Laringomalacia
http://www.wikipedia.org


Polissonografiaé um exame que pode avaliar várias funções do corpo durante o sono como: a atividade do cérebro, o movimento dos olhos, atividade muscular, freqüência cardíaca, esforço respiratório, fluxo de ar e níveis de oxigênio no sangue. Esses testes são usados para diagnosticar apnéia do sono e determinar sua gravidade. O exame geralmente é feito durante a noite (durante toda a noite). 

Veja também: 
O que perguntar antes da polissonografia

Vivendo com Laringomalácia, Laringomalácia, Vivendo com LM, Polissonografia

Teste de deglutição ou videodeglutograma: é um raio-x dinâmico feito com a criança ingerindo líquido/alimento com contraste (bário) para determinar, através das imagens, como está a deglutição e se ela está aspirando alguma parte do que está ingerindo para os pulmões. Geralmente é solicitado caso o bebê que apresente engasgos importantes e/ou dificuldades para engolir. 

Veja também: O que perguntar antes do teste de deglutição


Teste de deglutição, vivendo com laringomalacia, laringomalacia, vivendo com LM
http://wikipedia.org/
PHmetria: é um exame feito através de uma sonda fina colocada geralmente pelo nariz até o esôfago para medir o PH da região e auxiliar no diagnóstico e tratamento do refluxo. A colocação da sonda é rápida e as leituras são feitas ao longo de 24h (que é a duração do exame). 


👉 Dúvidas?!

Publicado 06/02/2018
Revisado 19/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas idéias, experiências e o que mais tiver vontade =)