Translate

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Exames & cia

Quando surge a necessidade de algum exame para o bebê é bem legal saber um pouco mais sobre eles. Isso ajuda a controlar a ansiedade e também fará com que você entenda melhor o que ele poderá fazer por vocês. 

Nesse post vamos falar um pouco sobre alguns exames que podem ser solicitados para investigar algumas questões que podem estar relacionadas com a laringomalácia, como refluxo, engasgos, apneia, etc.

AVISO IMPORTANTE: exames e testes complementares são solicitados sempre a critério médico. Mesmo que você veja alguém comentando que o filho fez um exame "x" e quer saber porque o seu bebê não teve a mesma recomendação, converse com o seu médico. Os exames ajudam muito mas tenha em mente que a maioria tem indicações bem especificas e podem não ser necessários em todos casos. Mesmo exames que não são invasivos podem estressar o bebê. Antes de iniciar uma "cruzada" atrás de requisições e exames, converse sobre isso com o seu médico assistente. Ele vai orientar e auxiliar você na questão de avaliar o que é recomendado para o seu filho (de acordo com o caso dele).

Sobre a escolha do local onde será feito o exame: como recomendação geral sugiro fortemente que você, quando possível, procure conhecer pessoalmente o local/clínica/laboratório. Tente sempre optar por lugares com alguma referência: p
ergunte para as pessoas que você conhece. Eu busco sempre indicação dos meus médicos e de amigos que conhecem o serviço. E pesquise sobre a empresa na internet: opiniões, fotos, história. 

Não se sinta mal de ligar, escrever e questionar tudo. Ruim mesmo será levar o seu bebê para realizar um exame e ser surpreendida com algum detalhe que você nem imaginava. Sempre pode acontecer, ok. Mas a chance é muito menor quando você está preparada e consciente do que será feito e como será feito. 

Tudo que envolve bebês já é delicado por natureza e alguns exames (como a polissonografia, por exemplo) demandam que você passe muitas horas na clínica então faz TODA diferença alinhar como as coisas são feitas e onde vocês ficarão durante todo o processo. 

Junto com alguns dos exames, estão links para as listas de sugestões de perguntas que você pode fazer no agendamento do exame e/ou para o seu médico. 

São listas inspiradas e adaptadas da CopingwithLM e que ajudam (muito) a esclarecer dúvidas e evitar mais preocupações. E isso é tudo que você não precisa agora: preocupações extras.


👉 Exames & cia 

A nasofibrolaringoscopia é um exame feito pelo médico otorrinolaringologista com um aparelho que é passado através do nariz, com uma fibra óptica flexível na ponta. Através dele, é feita a avaliação da cavidade nasal até a laringe. O exame geralmente é realizado em consultório, com anestésico local passado no próprio aparelho. É feito com o bebê acordado e sem necessidade de jejum. Esse exame dura poucos minutos, é indolor e muito importante para confirmar o diagnóstico e avaliar se existem outras alterações.

Vivendo com Laringomalacia
http://kidshealth.org/

A broncoscopia é um exame feito para inspecionar toda a via aérea. Geralmente, também é feito com equipamento de fibra flexível. Durante o procedimento, o bebê estará dormindo, sob anestesia geral. Esse exame é realizado no centro cirúrgico e pode ser solicitado quando o médico suspeitar outras alterações na via aérea. Também pode ter indicação quando a criança apresenta sinais de gravidade, para avaliar a respiração durante o sono e nos casos de indicação cirúrgica (antes da cirurgia). A critério médico, esse exame também é solicitado quando existe alguma contra indicação para a realização da nasofibrolaringoscopia fora do ambiente hospitalar.

Veja também: O que perguntar para seu otorrino


Vivendo com Laringomalacia
http://www.wikipedia.org


Polissonografiaé um exame que pode avaliar várias funções do corpo durante o sono como: a atividade do cérebro, o movimento dos olhos, atividade muscular, freqüência cardíaca, esforço respiratório, fluxo de ar e níveis de oxigênio no sangue. Esses testes são usados para diagnosticar apnéia do sono e determinar sua gravidade. O exame geralmente é feito durante a noite (durante toda a noite). 

Veja também: 
O que perguntar antes da polissonografia

Vivendo com Laringomalácia, Laringomalácia, Vivendo com LM, Polissonografia

Teste de deglutição ou videodeglutograma: é um raio-x dinâmico feito com a criança ingerindo líquido/alimento com contraste (bário) para determinar, através das imagens, como está a deglutição e se ela está aspirando alguma parte do que está ingerindo para os pulmões. Geralmente é solicitado caso o bebê que apresente engasgos importantes e/ou dificuldades para engolir. 

Veja também: O que perguntar antes do teste de deglutição


Teste de deglutição, vivendo com laringomalacia, laringomalacia, vivendo com LM
http://wikipedia.org/

PHmetria: é um exame feito através de uma sonda fina colocada geralmente pelo nariz até o esôfago para medir o PH da região e auxiliar no diagnóstico e tratamento do refluxo. A colocação da sonda é rápida e as leituras são feitas ao longo de 24h (que é a duração do exame). 

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica. Cada caso é um caso e requer atenção médica individualizada. Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.

Publicado 06/02/2018
Revisado 10/04/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas idéias, experiências e o que mais tiver vontade =)