Translate

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Especialidades & procedimentos

Junto com um bebê nasce uma mamãe, nasce um pai... Nasce uma família! 

No início a gente fica muito perdido. São muitas ❔❔❔ e um novo ser humano está aqui: completamente dependente da gente. É normal que a chegada de um bebê por si só deixe a gente cheia de dúvidas e preocupações em conseguir dar conta de tudo. Então aí está você, tentando se adaptar a tantas novidades e eis que surge o diagnóstico da laringomalácia 😱🙆 E agora?! 

Bom, agora você terá mais algumas questões para lidar. Mas prometo que você dará conta!! Você conhecerá mais alguns médicos e procedimentos, vai ler e ouvir muitos nomes novos (alguns meio feios inclusive). Você vai começar a pensar sobre coisas que nunca ouviu falar e que farão parte da sua vida nos próximos meses. Entender melhor tudo isso vai ajudar muito nesse processo. 

No final do ano passado, após uma experiência bem decepcionante com um exame, achei que poderia ser bacana criar um post (que viraram dois na verdade) para tentar explicar um pouco sobre as coisas que você precisa saber e reunir informações que ajudem a passar por tudo isso da forma mais tranquila possível.

Fiz um pequeno resumo sobre o que tratam algumas das especialidades que você pode precisar ao longo dessa jornada e busquei informações sobre alguns exames e procedimentos que podem ser solicitados também. Além disso, vou colocar os link de uma lista com sugestões de perguntas para você fazer na sua primeira consulta e/ou quando for agendar exames específicos. Essas listas são baseadas nas listas que existem no site da CopingwithLM com alguns toques pessoais - experiências minhas e relatos do pessoal dos grupos. Sinta-se livre (e convidadíssimo) a mandar as suas dicas pra gente também.

👉👉👉 Lembrando que temos uma lista de otorrino pediatras e de pediatras e outras especialidades (indicações das famílias dos nossos grupos & médicos que acompanham nossos bebês).
Especialidades médicas
http://hospitaldeloule.com
Especialidades

Otorrinolaringologia (ORL): é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe. Veja também: o que perguntar para seu otorrino

Gastroenterologia ou Gastrenterologia: é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo.

Neurologia é a parte da medicina que estuda e trata todas as doenças que envolvem o sistemas nervoso (incluindo os vasos sanguíneos e músculos). 

Genética médica é a área responsável pelo estudo das doenças genéticas e pelo aconselhamento genético. Compreende diferentes áreas incluindo: o atendimento clínico, a realização de exames de diagnóstico laboratorial e a pesquisa de causas e padrões de herança das doenças genéticas. 

Procedimentos

- Supraglotoplastia: é uma técnica cirúrgica na qual as estruturas da laringe são alteradas para melhorar a respiração. É uma intervenção feita na via aérea (de acordo com cada caso) e que tem por objetivo diminuir a obstrução causada pela laringomalácia. 

- Traqueostomia: a traqueo é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura através do pescoço na traqueia. Um tubo é colocado através desta abertura para fornecer ar aos pulmões. A traqueostomia é necessária se seu bebê tiver sintomas graves de laringomalácia e a supraglotoplastia não puder resolvê-los.


Vivendo com Laringomalacia

Outras fontes: When It' s More Than Noisy Breathing

Todo conteúdo que disponibilizamos é meramente informativo. O diagnóstico e a condução do tratamento só devem ser feitos pelo seu médico. Textos e comentários não substituem a consulta médica. Cada caso é um caso e requer atenção médica individualizada. Se você acha que o bebê está com problemas para respirar, chame o SAMU ou procure o pronto atendimento.

Publicado 06/02/2018
Revisado 19/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas idéias, experiências e o que mais tiver vontade =)